sábado, 12 de setembro de 2009

Escola Arco-íris: um passeio pelo meio ambiente e a biologia



"Fazer coisas malucas para criar ideias incríveis". Essa foi a resposta que os alunos do Grupo 3 da Escola Arco-íris, na Várzea, deram quando perguntados o que era ciências. Para eles não há nada mais divertido do que descobrir, principalmente sobre eles mesmos. No projeto Sou único, Atos, Ana Gabriela, Anna Camila, Guido, Jõao, Mateus, Thiago e Vinícius estão tendo a oportunidade de aprender um pouquinho mais sobre o corpo humano. "Eles estão trabalhando todas as características hereditárias, combinações de genes, formação de DNA. Trouxemos essa questão de biologia e eles fazem análise do próprio corpo", explica Maria Edith Costa, coordenadora pedagógica. Já o pessoal do 4º ano do ensino fundamental está trabalhando as questões de meio ambiente ligadas à ciência no projeto Chegou um supermercado novo no bairro. E agora? "Ele me ajuda a entender e preservar o meio ambiente", afirma Juliana Miranda, de 9 anos, que ainda completa: "É importante entender de ciências para não poluir e reciclar". Seu colega de turma Danilo de Lima também acha importante esse conhecimento. "Isso me ajuda a cuidar do planeta", diz o garoto que adora estudar a terra nas aulas de ciências. "Gosto de tentar entender a sua formação e os elementos que compõem a terra", conta.Outro projeto da escola também na área de ciências é o Sentidos. Nele, a criançada aprende a usar um dos sentidos sem ter o outro. "Além de entender como é a vida dos deficientes, eles aprendem como um sentido pode compensar o outro", explica Nara Tenório, coordenadora da escola. A pequena Iasmin Bezerra, 7 anos, está adorando tudo o que está aprendendo. "Eu gosto de pesquisar e observar as transformações do mundo", conta. Já Marcell Leite aprendeu a importância dos deficientes. "Com o projeto de ciências vi que todos temos sentidos, mas que os deficientes usam eles muito mais do que a gente. Por isso eles são importantes".

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